MAST promove debate sobre uso inovador de blockchain para preservação do patrimônio cultural
- cinecryptorural
- 11 de abr.
- 2 min de leitura
Evento público na próxima quarta-feira (16) discutirá como a tecnologia por trás das criptomoedas pode revolucionar a gestão e o intercâmbio de acervos culturais*
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realizará na próxima quarta-feira (16) uma palestra pública para explorar um novo caso de uso da tecnologia blockchain, conhecida por garantir a segurança das transações de criptomoedas como Bitcoin e Ethereum.
Proferida por André Andion Angulo, museólogo do IBRAM - Museu da República, a palestra será ministrada, às 14hs, no auditório do MAST, Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, Rio de Janeiro.
O debate integra a programação do *MAST Colloquia*, que em 2025 tem como tema Blockchain e Tokenização da Escadaria Selarón, obra construída pelo artista chileno Jorge Selarón.
A blockchain, sistema de registros digitais descentralizados e à prova de fraudes, tem despertado interesse além do mercado financeiro. No evento, especialistas discutirão seu potencial para autenticar, rastrear e preservar acervos culturais e científicos, combatendo falsificações e garantindo a procedência de obras e artefatos históricos.
Preservação e Transparência
A proposta em debate é que museus, bibliotecas e instituições de memória possam utilizar a tecnologia para criar certificados digitais imutáveis de autenticidade, registrar transações de empréstimos entre coleções e até mesmo facilitar o acesso público a informações confiáveis sobre peças de valor histórico. A blockchain pode ser também uma aliada crucial na proteção do patrimônio cultural, oferecendo transparência e segurança em processos que hoje dependem de documentação física vulnerável.
O colóquio contará com a participação de convidados nacionais e internacionais, incluindo representantes de instituições que já testam a aplicação da tecnologia em arquivos digitais. Entre os casos de sucesso a serem apresentados está o projeto europeu "ArtTrust", que utiliza blockchain para certificar obras de arte contemporâneas.
Evento Gratuito
A palestra ocorrerá no auditório do MAST, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal do museu no YouTube. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia no site da instituição.
O debate está alinhado com a missão do MAST de promover a difusão científica e o diálogo entre tecnologia e sociedade.
MAST Colloquia – Blockchain e Patrimônio Cultural**
Data: 16 de abril de 2025 (quarta-feira)
Horário: 14h30
Local: Auditório do MAST (Rua General Bruce, 586, São Cristóvão) e online
Inscrições: https://www.gov.br/mast/pt-br
Sobre o MAST
Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Museu de Astronomia e Ciências Afins é referência em pesquisa e divulgação científica, com atuação destacada na preservação da memória da ciência e da tecnologia no Brasil.







Comentários